MALAS DE DINHEIRO
A sátira performativa articula crítica de gestos que aderem ao mundo regido pelo poder, dinheiro e fetiche da mercadoria, traduzindo perplexidade diante de um tempo de desencontro entre desejo, pensamento e ação.
Vídeo realizado durante a oficina Criação cênica performativa – tempo de urgência, produzida pelo projeto Mirateatro, em 2017, com edição em 2020.
Para assistir ao vídeo, clique aqui ou no folder da videoarte acima.
FICHA TÉCNICA
Performance
Eduarda Andrade
Giovana Adoracion
Maristela Marinho
Nanci de Freitas
Direção
Nanci de Freitas
Texto
Fernando Bonassi
Fragmentos da crônica Malas de Dinheiro
Publicada no jornal Folha de São Paulo, Ilustrada
12 de julho de 2005
Câmera
Pedro Henrique Borges
Edição
Jessica Formigoni
Divulgação de lançamento
Julia Esquerdo
Produção
Mirateatro! Espaço de estudos e criação cênica
Laboratório de Artes Cênicas
ART UERJ
Teaser de divulgação: Julia Esquerdo
FRAGMENTOS DA CRÔNICA MALAS DE DINHEIRO
FOLHA DE S. PAULO, TEXTO DE FERNANDO BONASSI
A mala de dinheiro fará os paralíticos levantarem, os cegos enxergarem e os políticos trabalharem! A mala de dinheiro transformará fascistas imemoriais em revolucionários radicais! A mala de dinheiro dará à revolução o que ela merece, ou precisa. A mala de dinheiro transformará a Faixa de Gaza em faixa de gozo; deslocará o São Francisco para dentro do sertão e o sertão para o Japão, ou apenas para o mar, onde sempre quis estar.
(...)
A mala de dinheiro eliminará as rugas do rosto, curará o câncer do tempo e construirá a reputação dos deputados prostitutos disputados na ocasião, comprando votos, vetos, projetos ou dejetos.
(...)
A mala de dinheiro garantirá o orgasmo infinito por mil e uma noites de orgia. Você comprará todo o amor que não pode ter de graça com uma mala de dinheiro! Você ajoelhará diante da mala de dinheiro, lamber-lhe-á os fechos e fivelas sem receio, como se fossem o antigo seio esplêndido da madrasta junto ao berço.
(..)
A mala de dinheiro poderá ser abandonada distraída, mas jamais será esquecida por inteiro, já que uma mala de dinheiro bem guardada poderá ser arremessada no ventilador de nossa História. Uma mala de dinheiro é apenas uma mala de cruzeiros, de cruzados ou de verdadeiros reais safados combinados para não se conhecerem em situações de emergência ou desespero.
(...)
A mala de dinheiro encherá o saco de felicidade! Nossas malas de dinheiro provocarão inveja e ojeriza no mundo inteiro! A mala de dinheiro nos livrará de todo o mal. Amém.
PS.: Problema. Para cada mala de dinheiro, há milhões de carteiras vazias...
Fragmentos da crônica de Fernando Bonassi
Publicada no jornal Folha de São Paulo, Ilustrada
12 de maio de 2005
Para acessar o texto completo, clique aqui
Teaser de divulgação: Julia Esquerdo
EDIÇÃO DO VÍDEO MALAS DE DINHEIRO
Jessica Formigoni é artista visual e editora de vídeo. Graduou-se em Bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UERJ (2019) e estudou cinema na Escola Darcy Ribeiro (2021), no curso Montagem e Edição de Imagem e Som. Na UERJ, integrou a equipe do Mirateatro, em 2018 e 2019, como bolsista de extensão, atuando na edição de vídeos, assistência de produção e programação visual. Criou a logomarca do Laboratório de Artes Cênicas e atualizou a logo do Mirateatro, criada anteriormente por Fabricio Gabriel.
APRESENTAÇÃO DE MALAS DE DINHEIRO
POR NANCI DE FREITAS
Apresentando a Videoarte Malas de Dinheiro, por Nanci de Freitas
Este vídeo foi veiculado no Instagram do Mirateatro (@mirateatro_art_uerj). A videoarte descrita está localizada nas plataformas Instagram e Youtube do Mirateatro.
Clique na imagem abaixo para acessar o vídeo através do canal do YouTube do Mirateatro